Preservando a Memória e História de Guaratinguetá

Uma homenagem aos dois principais fotógrafos da cidade na primeira metade do século XX, Professor Ernesto Quissak e Schelenberg - Para Preservar a Memória e História de Guaratinguetá por sua imagens.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Lateral da Praça Conselheiro Rodrigues Alves


A cidade de Guaratinguetá na década de 1930 era bucólica, principalmente no entorno urbano, principal local de comércio da localidade. Mantendo, como no século XIX, a função social, econômica e política dos moradores, que nos finais de semana dirigiam-se para lá com o objetivo de assistir missa, fazer compra e venda de produtos; falar e fazer política aberta ou ao pé do ouvido em algumas lojas de comércio. Era terra batida, com exemplos arquitetônicos ecléticos variantes do período colonial e começo do século XX; época em que a cidade começa experimentar novidades como a luz elétrica fornecida pela Companhia Força e Luz de Guaratinguetá. E a concentração de diversas casas comerciais e de negócios variáveis funcionando no mesmo local, com destaque para os produtos agrícolas e da pecuária, a servir de ponto privilegiado para escoamento de produtos originários das várias áreas rurais do município. Como os famosos armazéns de secos e molhados existentes até pouco tempo.
A foto mostra parte da atual Praça Conselheiro Rodrigues Alves, a partir da lateral da antiga casa comercial da família Sebe, vendo ao fundo o casario da Rua José Bonifácio (lado direito), e do lado esquerdo a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, o sobrado do Tenente Manuel Pires Barbosa (construído pelo Visconde de Guaratinguetá em data inferior a 1879), a casa moderna que pertenceu ao Doutor Flamínio Lessa, revolucionária para a século metade do XIX (atual Diretoria Regional de Ensino), a Leite e Companhia, o sobrado do Coronel Antônio José da Rocha (atual loja de 1,99), político partidário da família Rodrigues Alves. E outra casa, onde foi o antigo Cine Urânio, hoje a Loja Riachuelo.

Foto:
Acervo do Museu Frei Galvão-Arquivo Memória de Guaratinguetá
Década de 1930 - Sem autoria

Um comentário: